10 de março de 2012

Entre tweets alagoanos #4

Faixa de saudação do encontro que marcou seu nome na twittosfera brasileira |
Foto: João Paulo de Farias |

Nem só de notícias ruins vive o estado de Alagoas. Vez em quando boas surpresas aparecem e enchem de orgulho sua população de mais de três milhões de habitantes. Se bem que, ultimamente, tem sido um "de vez em quando" mesmo. Contudo, isso não vem ao caso, pelo menos não neste texto.

Hoje, a conversa é sobre conquistas genuinamente alagoanas em um cenário imprevisível e bastante dinâmico: a twittosfera. Mas, antes de qualquer eventual precipitação, adianto que a ideia aqui não é discorrer sobre o que tem obtido destaque apenas entre tweets alagoanos. A proposta, na verdade, é um pouco mais ousada. Isto é, desta vez o Conversa Paralela apresenta hashtags "made in Alagoas" que deram o que falar entre tweets brasileiros.

Dito isso, peço licença para me demorar sobre três hashtags bastante diferentes, mas igualmente populares. Para começar, voltemos no tempo até o dia 4 de março, deste ano mesmo. Data em que o Campeonato Alagoano de Futebol colocou frente a frente os times de ASA e CRB, em jogo decisivo que valia a conquista do 1º Turno do torneio.

Para quem não acompanha o campeonato, o CRB sagrou-se campeão em vitória nos pênaltis. Mas o que vale ressaltar aqui é o que aconteceu fora de campo, ou melhor, no Twitter. Isso porque, enquanto as equipes realizavam uma bela disputa no gramado, os torcedores agitavam a twittosfera. Mas, detalhe, a movimentação foi tanta que a hashtag #FinalcomPFC, criada pela equipe do Pajuçara Futebol Clube, chegou ao primeiro lugar entre os tópícos mais populares do Brasil. Uma marca impulsionada pelos 568 tweets publicados com a expresssão, de acordo com os registros do Topsy.

Mas quem pensa que este foi o auge de uma hashtag genuinamente alagoana, se engana. Pois, em janeiro, mais precisamente entre os dias 16 e 19, quem mereceu destaque nacional foi a hashtag #CeciCunha. Em julgamento histórico, em se tratando de casos contra personagens políticos do estado de Alagoas, o júri condenou todos os acusados a prisão. E os internautas, por sua vez, vibraram com a cobertura dos portais de notícia (entre transmissões ao vivo), desabafaram e comemoraram o veredicto favorável a família Cunha depois de treze anos de espera. Uma mobilização que gerou 779 tweets, de acordo com o Topsy.

Contudo, o primeiro colocado desta lista, ainda assim, dá um banho em mobilização em seus semelhantes (leia-se hashtags). Isso porque, no dia 6 de agosto de 2011, o Twitter parou para entender o que "diacho" era aquilo de #NoTwittao entre os tópicos mais populares do Brasil. Mobilização esta que partiu de União dos Palmares, interior de Alagoas, onde acontecia um encontro entre usuários da rede social que ficou mundialmente famosa por seus 140 caracteres. E o registro, caros leitores, de acordo com o Topsy, é de nada menos que 2.704 tweets publicados com a hashtag.

Sucesso este, aliás, que deixa uma pergunta no ar. Isto é, qual será a próxima hashtag a encher os alagoanos de orgulho?

2 comentários:

João Kepler Braga disse...

Sugiro a hashtag #EuLeioConversaParela o/ Parabéns pelos posts Claudervan.

Joao Kepler

Igoarias disse...

Sugiro a hashtag #OrgulhoDeSerAlagoano

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Nem tão à toa | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki