7 de agosto de 2011

Entre tweets alagoanos


O que está acontecendo? Pergunta o Twitter. E, diariamente, 200 milhões de mensagens de todo lugar do planeta são publicadas no microblog. Uma realidade, aliás, que tem se tornado rotina para um total de 200 milhões de usuários. Sem dúvida, um feito e tanto para uma iniciativa que completa seis anos em 2011.

Contudo, no dia 22 de junho deste ano, uma nova identidade surgia no famoso ambiente dos cento e quarenta caracteres. Nascia naquele momento uma proposta diferente de comunicação. Isto é, um espaço de interação, divulgação e contextualização do que é tendência, entre tweets, em Alagoas, com base nos registros do Trendsmap Maceió.


De lá para cá, muita coisa interessante aconteceu e o perfil @tweetsalagoanos esteve em alerta para registrá-las. Mas não é só isso. Pois o Conversa Paralela também tem novidade. E a partir de agora, em publicações mensais, disponibilizará por aqui um balanço dos registros veículados no Twitter.

E para começar, nada melhor que a tag #smdaymcz, que foi escolhida para representar o dia da mídia social em evento ocorrido na capital alagoana. Com transmissão via twitcam, a tag se tornou o tópico mais popular do dia 30 de junho e avançou madrugada a dentro, inaugurando os registros de julho e se tornando um dos tópicos mais populares da semana. Detalhe este presente no levantamento feito pelo blog Cibercultura Alagoana, no post Além das mídias sociais: balanço do #smdaymcz.

No dia 1º, o @tweetsalagoanos registrou também a tag #UmAnoEnchentesAL, em lançamento de sua primeira retrospectiva entre tweets. Era o #valeoretweet do mês, escolhido pelos próprios usuários do microblog, que chamava a atenção para uma realidade difícil de digerir e que foi muito bem retratada pelo blog Palavras ao Vento, no post A verdade sobre as vítimas das enchentes de 2010 em Alagoas.


No dia 5, a twittosfera acordava em tom de protesto. Com recadastramento entre os tópicos mais comentados, o assunto do dia era a convocação do TRE/AL, que queria ver todos os maceioenses fazendo o recadastramento biométrico para tornar as eleições por aqui ainda mais modernas. No entanto, faltou atenção a um detalhe, Maceió tem um eleitorado estimado em 550 mil pessoas e um prédio era muito pouco para suportar esse número. Consequentemente, muita confusão aconteceu e a OAB/AL chegou a pedir suspensão do recadastramento.

Aliás, a sigla OAB também virou destaque. Pois no dia 6, o conselheiro federal da entidade em Alagoas, Welton Roberto, chamou as faculdades particulares alagoanas de Direito de pocilgas, pelo baixo índice de aprovação de seus formandos no exame da Ordem. Declaração que repercutiu entre tweets e rendeu muita discussão. Já no dia 9, foi a vez do termo cirurgia aparecer no topo do Trends Maceió. Era a transmissão realizada por Herbert Motta, entre fotos via Twitter, da operação a que o governador Teotônio Vilela se submeteu em hospital de São Paulo.

No dia 11, primeiro dia de matrícula para o segundo semestre na Ufal, a sigla da Universidade Federal de Alagoas foi destaque, com direito a muita reclamação. No mesmo dia, uma ação muito interessante foi publicada no blog CiberEstudos (e também no Twitter). Era a campanha movida por blogueiros alagoanos em prol da doação de sangue, que, inclusive, serviu de pauta para entrevista com o jornalista e deputado federal Jeferson Morais (devidamente registrada no post do blog em questão).


E para concluir os registros de julho, a twittosfera presenciou um lançamento que tem agitado e ainda tem muito a render à categoria blogueira. No dia 21, via twitcam, a página do 2º Prêmio Alagoano de Blogs foi ao ar. Em nova edição, com mais categorias, mais transparência e mais prêmios, o "Oscar" da blogosfera alagoana já tem data marcada para a festa de premiação, e no dia 8 de outubro, os blogs vencedores serão conhecidos. Para participar, basta se inscrever até o dia 20 deste mês. E aí, entre 21 de agosto e 30 de setembro, é fazer campanha e torcer pela votação da galera.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o post, Derlan!!! Parabéns!!

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Nem tão à toa | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki