26 de junho de 2011

Entre blogueiros alagoanos

Era uma vez algumas palavras em um pedaço de papel. Ali, entre registros pessoais, dasabafos e revelações, pouco a pouco um novo recorte da história se desenvolvia. Com o tempo, os rabiscos a caneta deram lugar à tela e ao teclado do computador. E assim, com alguns detalhes a mais aqui e acolá, começavam a surgir os primeiros blogs.

No início parecia um só. Mas a desmistificação desse detalhe era apenas uma questão de tempo. E, entre bate-papos, e-mails e comentários, um a um se tornava conhecido, embora as conexões se limitassem a alguns poucos. Pois, de fato, ainda eram porções isoladas de uma teia muito maior e mal sabiam o que os esperava pela frente.

Alguns anos depois, em 2010 para ser exato, uma iniciativa começou a apontar um novo caminho. Era o Prêmio Alagoano de Blogs que se apresentava em sua primeira edição. E com o encerramento das inscrições, os organizadores se viram diante de cento e quarenta blogs. Isso só em Alagoas.

Uma rede de blogueiros que sequer se imaginava entre tantas conexões. No entanto, uma certeza pairava no ar. Ainda havia muito mais blogueiros a serem conectados.

E então veio 2011. Ano novo. Vida nova. Parece um clichê, não é? Mas foi exatamente isso que aconteceu a muitos autores da blogosfera. Pois, só no primeiro semestre do ano, já são um, dois, três, quatro encontros, entre bate-papos, palestras, conexões e novos amigos. Um movimento que ainda tem as possibilidades de um Twitter e de um Facebook para se expandir. E, sem dúvida, ainda tem muito a crescer.

Aliás, só para se ter uma ideia do que significam as palavras aqui contidas, a quarta edição do EBALAGOAS (Encontro de Blogueiros de Alagoas), ocorrida no dia 21 de junho, debaixo de uma inesperada chuva que de certa forma apresentou Maceió ao primeiro dia de inverno, mostrou o quanto os blogueiros valorizam momentos como esse. Afinal, muitos compareceram e outra porção significante lamentava via redes sociais a impossibilidade de se fazerem presentes.

Nesta edição, a propósito, o EBALAGOAS se mostrou mais maduro e mais bem recheado. A primeira palestra abordou a questão dos direitos autorais na voz de José Marques, do Blog do Marques. O segundo a apresentar seus slides foi Jackson Silva, do JLins.com.br, que discutiu sobre o blogspot e o wordpress. Aliás, em suas palavras, a escolha entre um ou outro deve se pautar em interesses e possibilidades desejadas (sem neura). Pois cada um tem o seu lugar e seus adeptos.

Na sequência, subiram ao palco Paula Montenegro, do Mapeando Impressões e do Papo Blogueiro, Karol Coêlho, do "Éramos Apenas Pedras...", e Cynthya Lara, do Imensurável. As três protagonizaram um novo espaço no EBALAGOAS. Um papo blogueiro sobre inspirações, origens e objetivos na blogosfera. A atração seguinte foi o mapeamento de hashtag, com Ronaldo Araújo, do Cibercultura Alagoana. Nos slides, a repercussão do concurso #coisadeblog, colhida via Topsy e que levou ao palco os autores das quatro melhores frases, dignas de premiação devidamente recebida.

Entre irreverência e carisma, os próximos slides trouxeram um pouco do conhecimento de Raphael Pereira, do Dois Reais. E entre as lições deixadas, Rapha Dois Reais, como é mais conhecido, falou da influência do primeiro seguidor. Elemento fundamental, segundo ele, para que o que pode acontecer (o que se deseja), realmente aconteça.

Por fim, Alberto Antunes, do Aprenda com o Aprendiz, apresentou a importância do marketing pessoal e ressaltou que a distância entre conquistar ou não um objetivo pode estar na atitude e na maneira pela qual se enxerga o mundo. E assim, com aquele gosto de quero mais, se encerrou mais um encontro, deixando no ar a expectativa para o próximo, entre novidades, premiações e amigos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal, Derlan! Seu post, dos que li sobre o tema, foi o mais específico, com certeza é o texto q deve ser lido quando quisermos convidar novos blogueiros pros próximos EBAs! Parabéns!! um grande beijooo

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Nem tão à toa | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki