9 de abril de 2011

O cidadão do século XXI

Velocidade. Interatividade. Internet. Três palavras que se tornam cada vez mais presentes no cotidiano do planeta, guardadas as adequações idiomáticas. É certo que ainda existe uma boa parte da população que sequer imagina o que esse conjunto representa. Contudo, quarenta anos atrás apenas soldados e pesquisadores dos Estados Unidos tinham acesso ao que hoje chamamos de internet, enquanto os dados mais atuais já registram bilhões de usuários. No Brasil, por exemplo, a população só veio ter acesso a internet em 1995, quando começou sua exploração comercial no país.

De lá para cá, mudanças radicais aconteceram. Comportamentos. Hábitos de consumo. Estudos. Profissões. Conceitos. E enquanto se busca um entendimento sobre os movimentos da atualidade, as mudanças continuam a acontecer. É em cima dessa realidade que as novas gerações se constituem. Uma condição que se permite descobrir (ou ao menos refletir sobre ela) a partir de números.

Afinal, no mundo, já se chegou a dois bilhões de usuários de internet e cinco bilhões de usuários de telefonia móvel, aparelho este que só começou a ser comercializado em 1983.  Para se ter um comparativo, em 2000, esses números apresentavam 250 milhões e 500 milhões de usuários, respectivamente.

Diante desse contexto, 73,9 milhões de brasileiros têm acesso à internet. E em fevereiro de 2011, 56 milhões de pessoas acessaram de casa ou do trabalho, sendo que desse total 41,4 milhões foram usuários ativos no mês. Um número muito baixo se comparado com os mais de 190 milhões de brasileiros, certo? No entanto, para se ter uma ideia do que isso significa, em 2005 o país tinha 31,9 milhões de usuários de internet.

E já no ano passado, o Brasil ultrapassou a marca de um celular por habitante, com mais de 194 milhões de aparelhos em uso. Neste mesmo ano, a propósito, o comércio eletrônico no país atingiu uma audiência de quase 30 milhões de pessoas. Só em sites de compras coletivas foram 13,2 milhões. Isso sem falar no crescimento diário das redes sociais online, tanto em usuários, quanto em plataformas.

Aliás, uma pesquisa da ABI Research, publicada na Exame.com, prevê que em 2016 o mundo terá 210 milhões de automóveis com acesso à internet. Enquanto estima-se que este ano deve ser fechado com 45 milhões de veículos conectados.

Hoje, o número de mensagens de textos enviadas e recebidas, todos os dias, excede a população total do planeta. As dez profissões mais procuradas em 2010 sequer existiam em 2004. 31 bilhões de buscas são realizadas todo mês no Google. Did you know? Isto é, você sabia? É desta maneira que um vídeo legendado de cinco minutos publicado em 2008 no Youtube nos aborda.

Trinta e quatro linhas depois, com números, links e muita informação, já se pode ter uma noção da geração que se constitui hoje. Mas ainda há perguntas a responder. E talvez a melhor maneira de respondê-las esteja em nove minutos e trinta segundos de um vídeo com legendas em português publicado em 2010 no Youtube. Até porque, a explicação pode ser mais simples do que parece. We all want to be young. Ou, em versão brasileira, todos nós queremos ser jovens.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Nem tão à toa | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki