11 de setembro de 2011

Entre tweets alagoanos #2

Tag #notwittao foi o grande destaque de agosto, com aparição entre os tópicos mais populares do Brasil

31 dias. E assim se foi o mês de agosto. Mas, como prometido, o Conversa Paralela volta no tempo e faz um balanço dos tweets alagoanos publicados no oitavo mês do ano. Período este, aliás, que começou em tom de protesto, com a sigla Ufal e a palavra servidores entre os tópicos mais populares no primeiro dia do mês.

Era a repercussão via Twitter do protesto, em busca de condições mais dignas de trabalho, feito pelos técnicos-administrativos da Universidade Federal de Alagoas, que mantiveram os portões da instituição fechados durante toda a manhã daquele dia. No entanto, três dias depois, o protesto em destaque já era outro. Afinal, seis cidades alagoanas estavam às escuras e, entre os termos apagão e blackout, menções à @eletrobrasal surgiam de todos os lados.

Entretanto, curiosamente, o dia 4 também trouxe outra surpresa. Era a tag #batmanemmaceio, que ganhava popularidade via tweets e anunciava a marca do heroi dos quadrinhos trazendo luz à noite escura da capital de Alagoas. Um mistério que fazia parte da campanha do Dia dos Pais do @patiomaceio, projetada em parceria com a @ChamaPubblico. No dia seguinte, mais uma inovação. Era a vez da tag #EncontroPEBlogs, uma iniciativa do portal @primeiraedicao que reunia blogueiros do estado para um bate-papo com transmissão ao vivo via internet.

Mas a maior surpresa ainda estava por vir. E não demorou muito. Pois no dia 6 o Brasil conheceu uma outra Alagoas. Quando a tag #NoTwittAO movimentou o microblog a nível nacional, enquanto que em União dos Palmares um bate-papo de qualidade entrava para a história. E, em momento de deleite, Alagoas ainda pode comemorar outra conquista, quando no dia 7, com a palavra coroada no topo do Trendsmap Maceió, os tweets anunciavam a escolha da alagoana Gabriele Marinho como adolescente mais bela do mundo no Miss Teen World.

Contudo, o mês de agosto ainda tinha mais novidades. E no dia 8, em registro do perfil @TrendsMaceio, a tag #assembleiaifal anunciava mais um protesto. Era a greve de técnicos e professores do Instituto Federal de Alagoas que estava prestes a começar. Já no dia 18, com a tag #trendhouse, Alagoas apresentava uma outra vertente, através da Trend House Alagoas, que agitava o estado entre novos talentos, desfiles, artesanato e muita gente bonita.

No dia 23, entre votos secretos, revolta da população e muitos tweets, era a vez de vereadores chegar ao primeiro lugar entre os tópicos mais comentados. Já no dia 25, com em destaque, foi o dia de conhecer a verdadeira face de @OCriador, um perfil alagoano que possui mais de 700 mil seguidores. Entretanto, o oitavo mês do ano acabou mesmo do jeito que começou, com Ufal em destaque. Mas dessa vez, o motivo era o início da greve dos professores, que, para infelicidade dos que defendiam a paralisação, acabou uma semana depois.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Nem tão à toa | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki