19 de maio de 2013

Um boato, um tumulto e uma pesquisa do IBGE

Boato de suspensão do Bolsa Família lotou agências da Caixa Econômica neste sábado |
Reprodução/Facebook |
“Corre que o Bolsa Família vai acabar!”. Era deste nível para pior o que se ouviu nas proximidades de agências da Caixa Econômica na noite deste sábado (18) em Alagoas e também em outros estados brasileiros.

O detalhe é que muita gente acreditou na “informação” sem pensar nem duas vezes e isso gerou muito tumulto e precisou até de intervenção da polícia para evitar uma tragédia. Entretanto, o que se ouviu em casas lotéricas e demais agências do banco não passava de um boato.

Tanto é que logo em seguida órgãos como a própria agência financeira, a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e a Prefeitura de Maceió ainda durante a noite deste sábado emitiam notas desmentindo a “informação” gritada aos quatro ventos.

De onde surgiu esse boato? Ninguém confirma. E a Polícia Federal já foi até acionada para dar conta disso. Entretanto, há quem acredite que o que aconteceu a essas pessoas, a princípio, reféns de um boato, tenha relação com outro fato ainda mais preocupante: a exclusão.

Afinal de contas, elas correram e se imprensaram em vão por falta de informação e se mostraram, com o perdão da palavra, bastante ingênuas por acreditar em algo sem comprovação alguma. Aliás, a “informação” que corria era a de que o programa de assistência do governo seria suspenso à meia-noite e depois disso ninguém poderia resgatar o dinheiro (ou esmola como preferem tantos outros).

Mapa do acesso à internet no Brasil mostra que a exclusão digital ainda é muito grande |
Fonte: IBGE |
Coincidentemente, dias atrás o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicava uma pesquisa sobre o acesso à internet no país, onde hoje há quem dê prioridade para buscar informação, até pelo fato de poder ler, ouvir e assistir notícias em grandes portais do governo ou da imprensa.

Para quem mora no Distrito Federal os dados são animadores, pois a pesquisa indica que 71,1% da população está “conectada”. No entanto, em Alagoas, que apresenta um índice de apenas 34,3% de internautas, o registro preocupa. E a questão fica ainda mais delicada quando se observa que só 18,5% das casas no estado tem acesso à internet. E olhe que ainda há quem comemore porque o ranking do quesito mostra que a terra dos marechais conseguiu sair da última posição e agora já é a 24º colocada em número de cidadãos “conectados” no país, à frente de Maranhão, Piauí e Pará.

Inclusive, há quem comemore também o “fato” de o Brasil ter “vencido” a miséria. E isso graças aos programas de assistência do governo federal, que hoje se “orgulha” em dizer que ninguém ganha menos que R$ 70 por mês no país. Pois bem, vamos comemorar, ao menos enquanto o “circo” está na praça distribuindo “pão” em troca de “pequenas colaborações involuntárias”!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2011 Nem tão à toa | Blogger Templates by Splashy Templates | Free PSD Design by Amuki